terça-feira, 1 de junho de 2010

Anne Frank

No filme que acabámos de ver, conhecemos Miep Gies que morreu no dia 10/01/2010.
Tivemos curiosidade em conhecer a história desta personagem e o modo como se cruzou na vida de Anne Frank.
Para isso, começámos a ler o "Diário de Anne Frank" e acabámos por visionar o filme com o mesmo título.
Anne era uma menina normal a não ser de facto de ter vivido num época difícil, em que Hitler matou milhões de pessoas, perseguindo deficientes, homossexuais, negros, ciganos, judeus, eslavos...
Nasceu a 12 de Julho de 1929 em Frankfurt. A sua família era judia e portanto quando os alemães começaram a perseguir os judeus, os seus pais decidiram partir para a Holanda.
Infelizmente para eles, a 10 de Março de 1940, os aviões alemães começaram a sobrevoar este país.
Edith e Otto Frank, os pais judeus de Anne, compreendem que seu próprio futuro e o de suas filhas (Anne e Margot) está fora da Alemanha. Fogem para a Holanda nesse mesmo ano.
Anne tem então quatro anos. Durante sete anos leva uma vida despreocupada na relativamente segura Holanda. A Alemanha ocupa o país em 1940, pondo fim à segurança que oferecia. As medidas anti-semitas vão limitando cada vez mais a vida de Anne Frank.
A discriminação começa!
Em 1942 começam as deportações para os supostos campos de trabalho. Os pais de Anne conseguem esconder-se num anexo duma casa, atrás do edifício onde funciona a empresa de Otto Frank, em Amesterdão. Ali permanecerão mais de dois anos, na companhia da família Van Pell (pai, mãe, Peter e o gato Mouschi).
Era terrível viver escondidos no anexo, sem puderem sair de casa, nem sequer fazer barulho.
Os seus protectores foram pessoas não judias que arriscaram a sua vida - Miep Gies, Victor Kluger, Joahannes Kleiman e Bep Voskuijl.
Em Agosto de 1944, são presos e deportados para o campo de trânsito de Westerbork (Holanda).
Nove meses depois de ter sido presa, Anne Frank morreu devido a tifo (febre tifóide) em Março de 1945 no campo de concentração de Bergen-Belsen. Tinha apenas quinze anos de idade...
O diário que escreveu durante todo este período, foi preservado durante a guerra por um dos protectores da família, Miep Gies, e publicado pela primeira vez, em 1947.
Actualmente, o diário está traduzido em 67 línguas e é um dos livros mais lidos em todo o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário